or_bar.gif (1182 bytes)

ATUALIDADES

or_bar.gif (1182 bytes)

JENIN DEPOIS DA BATALHA

_1924933_woman_afp300.jpg (18045 bytes)

Poucas pessoas arriscam-se a sair de suas casas

Por James Reynolds (*)

Israel declarou a cidade de Jenin, na Cisjordânia, zona militar fechada - em outras palavras, as pessoas não podem sair da cidade ou entrar nela. Nós chegamos a Jenin através dos campos e estradas vicinais, evitando os principais postos de fiscalização e passamos rapidamente por vários veículos blindados posicionados ao lado da estrada. Alcançamos os arredores do campo de refugiados da cidade: havia ruínas na estrada, os postes estavam torcidos e havia buracos nos prédios. Vi uma palestina na rua - mulher idosa em uma cadeira de rodas - que tinha sido deixada no meio do caminho.

Israel no controle

Toda a área parece estar sob total controle israelense. Os soldados nos impediram de seguir até o campo. Eles ordenaram que parássemos de filmar e nos forçaram a partir. Assim, fomos para a cidade de Jenin, próxima ao campo de refugiados. Falamos com as pessoas que tinha deixado suas casas no campo e agora estão abrigadas pela população de Jenin. Fomos a uma casa e vimos um homem idoso deitado no chão. Ele tinha o que parecia ser uma ferida de bala na sua lateral. Ele não tinha conseguido ir para o hospital - as ambulâncias não têm permissão de andar pelas ruas.

Custo humano

Vimos uma família do lado de fora de um pequeno cemitério, gritando e chorando. Tinham acabado de enterrar um parente, um fazendeiro. Ele nos disseram que ele tinha sido baleado de manhã pelos soldados israelenses. Por enquanto, a maior parte das pessoas fica dentro de casa, o lugar mais seguro no momento. As escavadeiras e tanques israelenses estão pelas ruas. Mas, quando partimos, vi uma coluna de oito veículos blindados entrarem em Jenin. Um deles estava com uma bandeira israelense. Por tudo que vi, a ofensiva israelense em Jenin não dá sinais de terminar tão cedo.

James Reynolds é correspondente da BBC em Jerusalém

BBC

back1.gif (279 bytes)


home.gif (396 bytes)


1