Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso
MAHMUD DE GHAZNI
Foi o filho de Subuktigin, o grande sultão Mahmud de Ghazni, que tornou famosa a dinastia dos ghaznavidas na Ásia. Mahmud tinha aprendido a arte da guerra com seu pai e conhecia muito bem as divergências entre sua família e os samânidas no ocidente, e entre eles e os reis shahi do Punjab, no oriente. Jaipal agora estava morto e seu filho, Anandpal, governava o Punjab. Ele, como seu pai, se recusava a pagar a indenização prometida a Subktigin e este foi o motivo para o início das guerras entre Mahmud e os reis shahis, que resultaram nas famosas 17 invasões da India deste guerreiro muçulmano.
Mahmud era um sunita convicto e tinha sido confirmado como sultão de Ghazni pelo califa, que lhe deu o título de Yamin-ul-Daulah (A mão direita do Estado). Ele iniciou uma série de ghazwahs. Atacava importantes centros da cultura e religião hindus, porque ele sabia que os rajás das vizinhanças se juntariam para salvar aqueles lugares. Doze dessas invasões foram registradas. A mais famosa foi o seu ataque a Somnath, um lugar de adoração hindu famoso em Gujarat, Kathiawar. Para conseguir esse feito, ele teve que cruzar o deserto de Rajputana e ele sabia que teria que enfrentar as forças combinadas de todos os rajás hindus da Índia. Ele foi um grande comandante militar e sua coragem não conhecia limites. Derrotou os hindus, capturou cidades, entrou no templo e quebrou o ídolo de Somnath. Suas investidas contra o ocidente não foram menos notáveis, porque ele anexou o Corassã e toda a Pérsia. No auge de seu poder ele governava toda a região entre Jumna, na Índia, e o Tigris no ocidente.
Os domínios de Mahmud de Ghazni em 1027.
Para muitos historiadores indianos, Mahmud foi um invasor, um destruidor de templos e cidades. Mas, para ele, aquela região era considerada dar-ul-harb, isto é, uma região de guerra. Os reis shahis tinham começado a disputa com seu pai, Subuktigin, quando quebraram a palavra empenhada na questão do pagamento do tributo de guerra. Além do mais, para Mahmud, ele estava atacando o território de idólatras, o que era motivo suficiente para a guerra naquela época. Jamais arrasou cidades ou comandou massacres, ele tinha orgulho de ser conhecido como o destruidor de ídolos.
Ele foi o primeiro monarca da Ásia. Em sua cidade de Ghazni, ele construiu muitos prédios, escolas, abriu muitas vagas de ensino e convidou os maiores intelectuais da época para a sua capital. Por esta razão, ele é conhecido como o maior patrocinador do conhecimento no século XI. Fundou a Universidade de Ghazni e fez do famoso filósofo, cientista e poeta, Unsuri, professor da universidade. Utbi, o conhecido historiador que escreveu Tarikhi-Yamini, sobre os ghaznavidas, também trabalhou na corte de Mahmud.