intro.gif (2169 bytes)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

 

or_bar.gif (1182 bytes)

 

YAZID - (680 d.C-683 d.C)

 

l_brown.gif (101 bytes)

 

Yazid - (680-683)

Yazid assumiu o califado em 680 d.C. Ele havia sido um príncipe competente e ganhou reputação durante o cerco a Constantinopla, mas tinha idéias monárquicas. Ele era filho de Muawaiah,  um governante poderoso que tinha tido sucesso em todos as questões do califado e por isso ele se achava acima de todos. Não havia ninguém igual a ele. Assim, não surpreende que ele tenha aceitado o cargo de califa no Califado Omíada. Onde quer que fosse seu nome era lido nas  khutbah, exceto em Meca e Medina. Quando assumiu o lugar, Yazid começou a viver um estilo de vida modelado no padrões dos príncipes bizantinos da época. Seu comportamento acabou por despertar sentimentos de revolta por parte dos muçulmanos.

Abdullah ibn al-Zubair, que era sobrinho de Aisha, a esposa do Profeta, e neto de Abu Bakr, proclamou-se califa de Meca e logo al-Hijaz e o sul da Arábia o aceitavam como governante. Ele indicou seu irmão Mus'ab como governador de Kufa. Obaidullah ibn Ziyad, governante do Iraque, era um homem cruel e vaidoso e usava de métodos duros para governar. Os iraquianos acabaram se cansando disto e quando Mus'ab ibn al-Zubair os chamou para segui-lo, uma grande parte da população aceitou.

Yazid podia ser um tirano mas não era nem fraco nem tolo. Se havia um levante, ele sabia que tinha que ser logo sufocado para que não assumisse proporções incontroláveis. Então, ele enviou um exército para Hijaz, comandado por   seu general, Muslim ibn Uqbah. Muslim era filho de um famoso general e ele próprio um grande soldado. Ele derrotou Abdullah ibn al-Zubair em Harrah, próximo a Medina. Muslim perseguiu Abdullah até Meca, mas morreu durante o caminho. Ele foi substituído no comando do exército por Hussain ibn Numayr, que seguiu para Meca e a sitiou. Ainda que não tivesse conseguido conquistar a cidade, ele mandou uma chuva de pedras sobre a Caaba, e Yazid foi responsabilizado pelo ato.

 

Fonte:

"A Short History of Islam" - S. F. Mahmud

back1.gif (279 bytes)


home.gif (396 bytes)


1