intro.gif (2169 bytes)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

 

or_bar.gif (1182 bytes)

 

AL HAJJAJ B. YUSUF

 

l_brown.gif (101 bytes)

 

Foi governador do Iraque durante sob os califas omíadas, Abdul Malik e Walid. Ele se distinguiu por ter restabelecido a disciplina dos soldados que o califa Abdul Malik pretendia enviar para o Iraque para combater o governador, irmão de Ibn al-Zubair. Após a derrota do governante iraquiano, al-Hajjah foi mandado para Meca à frente de soldados sírios para acabar com a rebelião de Ibn Al Zubair e seus seguidores. Após sete meses de cerco, Ibn Al-Zubair foi morto e a unidade do império muçulmano foi restabelecida.

A sua severidade no trato com os habitantes do Hijaz levou à sua transferência para o Iraque, em 694. Nos três anos seguintes, ele dominou várias rebeliões carijitas e restabeleceu a ordem na região. Em 697, Abdul Malik concedeu a Al Hajjaj a governança do Corassã e do Sijistão. Em seguida, ele teve que combater uma grande revolta liderada pelo general Ibn al-Ashath, que só foi dominada em 701. Um ano mais tarde, ele construiu um forte a meio caminho entre Kufa e Basra para abrigar seus soldados sírios e isolá-los dos iraquianos.

Atribui-se a ele a introdução dos sinais de vogais no texto alcorânico, para desgosto dos recitadores do Alcorão. Al Hajjaj também traduziu para o árabe o registro de taxas e investiu na melhoria da agricultura. Ele morreu um ano antes de Walid, em 714.

FONTES

"The First Dynasty of Islam", G.R. Hawting, London 1986 
"The Umayyad Caliphate", A.A. Dixon, London 1970



back1.gif (279 bytes)


home.gif (396 bytes)


1