intro.gif (2169 bytes)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

 

or_bar.gif (1182 bytes)

 

'ABD ALLAH B. AL-ZUBAYR (624-692)

O filho de Zubayr, sobrinho da primeira esposa de Mohammad, Khadija, e de Asma, filha de Abu Bakr e irmã da terceira esposa de Mohammad, Aisha.

Quando jovem participou de campanhas contra os bizantinos e os persas. Ele também acompanhou seu pai e Aisha na Batalha do Camelo contra Ali. Durante o governo de Muawiya (661-680), Ibn al Zubayr permaneceu em segundo plano. Com a ascensão de Yazid ao califado, Ibn al Zubayr se recusou a jurar fidelidade a ele e procurou refúgio em Meca. Depois do fracasso de Hussein no trágico evento de Kerbala, ele começou a reunir adeptos e em 682, declarou Yazid deposto. Seu exemplo foi seguido pela população de Medina. Em 683, Yazid respondeu com seu exército sírio, que derrotou os medinenses e cercou Meca. No entanto, a morte de Yazid alguns meses mais tarde e a subsequente irrupção da guerra civil na Síria, forçou a uma retirada do exército sírio.

Em meio à confusão que se estabeleceu, Ibn al-Zubayr se proclamou o "Comandante dos Fiéis" e os opositores dos omíadas em várias partes do império aceitaram-no como  califa. O restabelecimento do controle do califado por um membro da linhagem marwanida dos omíadas e a revolta de Al-Mukhtar em Kufa, trouxeram alguns revezes para seus seguidores no Iraque e na Síria. Neste meio tempo, os carijitas tinham ocupado grandes partes da Arábia, isolando Ibn al-Zubayr no Hijaz. Em 691, o califa Abd al Malik enviou um exército sírio a Meca, sob o comando de Al-Hajjaj. A cidade foi cercada por 6 meses e Ibn al-Zubayr morreu no campo de batalha em 692.

FONTES:

"The First Dynasty of Islam", G.R. Hawting, Londres 1986
"The Umayyad Caliphate", A.A. Dixon, Londres 1970

 

back1.gif (279 bytes)


home.gif (396 bytes)


1