Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso
A REVOLTA DOS CARIJITAS
A primeira seita mais importante a surgir na história do Islam foi a dos khawarij, ou carijitas, como eles são conhecidos. A palavra significa "aqueles que saem", ou seja, os separatistas. Eles apareceram como um grupo separatista depois da Batalha de Siffin, quando 'Ali submeteu a sua questão com Muawiyah a um processo de arbitragem. Embora seus seguidores o tivessem unanimemente influenciado nesse caminho, uma parte do grupo rompeu com ele mais tarde, declarando que nenhum califa de Deus deveria submeter a Sua causa ao julgamento de um homem. Esse grupo tornou-se o núcleo do movimento carijita no Islam, uma facção dogmática e radical que atormentou o Iraque durante muitos anos.
Aquelas pessoas que tinham forçado o califa a aceitar a arbitragem, repudiaram-no mais tarde e estimularam uma revolta contra ele por haver consentido naquele processo. Eles eram os verdadeiros carijitas, que mais tarde se transformaram numa fonte negativa para o Islam.
Eles ensinavam que o Alcorão era a única autoridade sobre o muçulmano e, por isso achavam que eles poderiam se rebelar contra qualquer forma de norma muçulmana de origem secular e mataram indiscriminadamente todos os infiéis, inclusive muçulmanos que não haviam se juntado a eles, carregando seus bens a título de despojos de guerra. 'Ali passou muito tempo de sua vida lutando contra os carijitas que começaram a aterrorizar o mundo muçulmano durante o seu califado. Eles também afirmavam que qualquer um que fosse culpado de um pecado grave era um infiel e, portanto, deveria ser automaticamente excluído do Paraíso para sempre, mesmo que fosse um muçulmano confesso, a menos que se arrependesse completamente de seu pecado. O pecador era tratado por eles como um apóstata e consequentemente um kafir, infiel; sua pessoa e seus bens não estariam protegidos e era imediatamente excluído da comunidade.
A Revolta
A morte de
Osman, assassinado por descontentes com o seu califado, continuava a
repercutir em Medina. Até as pessoas hostis a ele estavam chocadas e exigiam de
'Ali a apuração imediata dos
acontecimentos. A confusão e a desordem ameaçavam o mundo muçulmano. 'Ali, embora não
soubesse exatamente quem eram os líderes que se opunham a ele, identificava
claramente os sinais de onde os problemas podiam surgir: a) dos
omíadas,
porque um importante membro de seu clã havia sido assassinado. O líder era Muawiah, que
havia sido governador da Síria e Palestina por mais de 15 anos; b) dos cidadãos
respeitáveis de Medina, como Talha e Zubair, que já vinham protestando desde o
tempo de Osman; e c) os extremistas, um corpo de puritanos que repudiavam as intrigas
políticas e queriam viver de acordo com a interpretação literal do Alcorão.
A mudança da capital para Kufa e algumas medidas administrativas tomadas por 'Ali, acabaram por precipitar os acontecimentos. Os puritanos radicais agora abertamente se opunham a 'Ali. Criaram um partido em separado e passaram a se denominar os Kharij, que significa "aqueles que se separam", ou "aqueles que se retiram". Elegeram seu próprio Califa, Abdullah al-Rasibi, que era um cidadão de Kufa. Um pouco antes, eles, os carijitas, haviam formado um exército. Então decidiram lutar contra 'Ali, mas foram derrotados na Batalha de Nahrawan.
O caráter inflexível do carijismo levou ao surgimento de diversas subseitas, moderadas ou extremadas. No entanto, muitos aspectos entre estas subseitas são comuns. Primeiro, qualquer crente de religiosidade impecável pode ser eleito para o cargo de califa, independentemente de sua linhagem; o califa pode ser deposto de seus atos não estiverem na conformidade do disposto no Alcorão.Além de seus próprios líderes, os carijitas só consideram legítimos os dois primeiros califas, Abu Bakr e 'Omar. Em segundo lugar, a fé se justifica apenas através da crença e atos corretos. Um crente que cometer um pecado mortal é considerado um apóstata, e os não carijitas são considerados infiéis. Em terceiro, todos os crentes, árabes ou não, são considerados iguais. Este aspecto tolerante de sua doutrina possibilitou que os carijitas granjeassem muitos adeptos entre os convertidos persas e bérberes.
Os levantes carijitas continuaram por todo o período omíada no Iraque, Irã e Arábia. No período abássida, o carijismo foi suprimido no Iraque, mas continuou a desempenhar um importante papel político no leste da Arábia, norte da África e África Oriental, onde sobrevivem até hoje.