intro.gif (2169 bytes)

Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso

 

or_bar.gif (1182 bytes)

 

Al-Husein

 

l_brown.gif (101 bytes)

 

Al-Husein era o neto mais novo do Profeta Mohammad, filho de Fatima e 'Ali. Quando Yazid se tornou o governante, ele se dizia sucessor de Mohammad e pediu a al-Husein que o reconhecesse como governante e que aceitasse sua liderança. Julgando-se o verdadeiro sucessor, al-Husein começou a despertar o povo para as verdadeiras intenções de Yazid. Segundo relatos, ele teria dito:

"Vocês  não  percebem  que a  verdade está  sendo   distorcida e que  a falsidade  e   opressão  estão prevalecendo? Nessas condições, um muçulmano precisa estar pronto para o martírio, em defesa do direito. O martírio e o auto-sacrifício por conta da verdade é vitória e sucesso, ao passo que a vida com os opressores nada mais é do que vergonha e desgraça."

Os habitantes de Kufa, no Iraque, eram seguidores fiéis de al-Husein e vinham sofrendo nas mãos de Yazid. Assim, pediram a al-Husein que fosse para Kufa, a fim de liderar uma rebelião contra Yazid e seu governo. Al-Husein decidiu lutar e aceitou o pedido do povo de Kufa e se dirigiu para lá.

Quando al-Husein e seu grupo estava se aproximando de Kufa, num lugar chamado Kerbala,   foram interceptados pelas tropas de Yazid, que o obrigaram a se render ao governante de Kufa. Como eram em menor número, e como al-Husein e seus seguidores   se recusassem a prestar fidelidade a Yazid, acabaram sendo trucidados durante o evento que ficou conhecido como a Tragédia de Kerbala.



back1.gif (279 bytes)


home.gif (396 bytes)


1