Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso
MU'AWIYAH
O califado de 'Ali estava tomado pelo grito de vingança que se levantou contra o assassínio de Osman. Um membro da tribo omíada, Muawiah, iniciou a agitação contra 'Ali e, para isso, ele contava com o apoio de um grupo de extremistas, que havia se separado de 'Ali, os carijitas, além de outros grupos que representavam os cidadãos respeitáveis de Medina, como Talha e Zubair, que já vinham protestanto desde o tempo de Osman. Os membros dessa facção carijita negavam ao Coraix o direito de governar o califado, acreditando que essa incumbência não era um direito hereditário e sim uma tarefa que deveria ser desempenhada pelo mais piedoso da comunidade.
Muawiah continuava descontente. Ele era sobrinho de Osman, o califa omíada assassinado, e tinha sido governante da Síria e da Palestina por quinze anos. Ele achava que, antes de qualquer ato por parte de 'Ali , o califa eleito para substituir Osman, tinha que ser feita uma investigação para se apurar os fatos. Após a Batalha do Camelo, que havia sido vencida por 'Ali, Muawiah começava a perceber que os cidadãos de Medina dificilmente conseguiriam destituí-lo do califado. Agora Muwaiah era um homem poderoso, governava a Síria, tinha o seu próprio exército e era o chefe da Casa Omíada. Muawiah começou a exigir vingança pela morte de Osman. Ele dizia que a desforra se fazia necessária não por Osman pertencer ao clã dos omíadas, mas porque ele era um mártir inocente e o seu sangue clamava por vingança. Em todos os episódios, 'Ali tinha mostrado grandeza com Muawiah, permitindo que ele continuasse a governar a Síria, não obstante toda a oposição que Muawiah fazia a ele. Depois disso, Muawiah foi cada vez mais congregando os sentimentos de insatisfação que dominavam Medina e em 661 d.C, Al Hasan, filho de 'Ali e o quinto califa, renunciou e Muawiah foi reconhecido como califa, o primeiro da linhagem omíada. Ele conseguiu consolidar seu poder e tornar-se governante absoluto do Islam, indicando, inclusive, seu filho Yazid para sucedê-lo.
Governar um império em expansão implicava alguns compromissos com a lei e o modo de vida islâmicos, já na época considerados diluídos, em razão do rápido crescimento do Islam. A questão principal era se o mundo árabe seria dominado pelo Islam ou pelas políticas e leis mais antigas dos bizantinos e sassânidas. Era complicado por causa do pluralismo dos clãs tribais e das lealdades num vasto império.
A revolta de Husein, filho de 'Ali e neto do Profeta, contra a indicação de Yazid, filho de Muawiah, na verdade significou a divisão do Islam entre sunitas e xiitas. Os muçulmanos xiitas faziam uma distinção entre autoridade religiosa e autoridade política. O imam deveria ser o líder da comunidade, deveria interpretar a lei moral islâmica e tinha que ser um descendente direto do Profeta. Os sunitas, por sua vez, achavam que o consenso da comunidade, ou dos sábios religiosos, é que deveria guiar a comunidade muçulmana. Com o advento dos omíadas, contudo, as preocupações e problemas inerentes à administração de um grande império começaram a prevalecer entre os califas, muitas vezes até às custas das preocupações religiosas, o que incomodava aos muitos muçulmanos devotos. Isto não quer dizer que os valores morais fossem ignorados ou relegados, pelo contrário, eles se fortaleceram por séculos. Mas, não eram a preocupação principal, embora já na época de Muawiah o papel do califa como "Defensor da Fé" exigisse cada vez mais atenção redobrada.
Muawiah foi um administrador capaz e mesmo seus críticos são unânimes em afirmar que ele possuía um elevado grau de hilm, uma qualidade que pode ser definida como "moderação civilizada" e que ele próprio certa vez descreveu nessas palavras:
"Não uso minha espada onde meu chicote
basta, nem meu chicote onde minha língua é suficiente. E mesmo se houver um fio de
cabelo me unindo aos meus companheiros, eu não deixo que se parta: quando eles
puxam eu afrouxo, e se eles afrouxam eu puxo."
Mas Muawiah jamais foi capaz de reconciliar a oposição ao seu governo, nem de resolver o
conflito maior com os xiitas. Esses problemas não se resolveram enquanto Muawiah viveu, e
depois de sua morte, em 680 d.C, os partidários de 'Ali, com a luta que atormentou
os omíadas por todo o século seguinte, espalharam-se pelo norte da África e Espanha.